EnglishPortuguêsEspañol
Blog

Centro histórico sagrado de Natal

Um roteiro por dez templos que unem história, fé e devoção em Natal.

Explorar o centro histórico de Natal é como abrir um livro de memórias que une fé, cultura e arquitetura. Nesta caminhada sagrada, você encontrará templos que não apenas representam a religiosidade local, mas também preservam parte essencial da história da cidade. Dos primeiros marcos de devoção aos espaços de celebração que resistem ao tempo, cada local revela um capítulo especial sobre a formação e o espírito natalense.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Endreço: Tv. Aprígio Alves, 738, Areia Preta.

A paróquia localiza-se no bairro de Areia Preta, é o local que abriga os restos mortais do anjo da caridade, o Padre João Maria, falecido em 1905. Por esse motivo e por sua ligação com o padre, muita gente conhece como Igreja de Padre João Maria. Ela possui o altar de celebração construído exatamente onde o sacerdote faleceu.

Santuário dos Santos Reis

Endreço: Praça Engenheiro Wilson Miranda.

A menção mais antiga que se tem registro dos Santos Reis é a da capelinha dedicada aos Reis Magos, na Fortaleza da Barra/ Dos Reis Magos, de 12 de dezembro de 1633. As centenárias imagens dos três reis magos foram doadas por Dom José I, rei de Portugal, no ano de 1753. Em 1901, elas foram levadas para a Igreja do Bom Jesus das Dores, na Ribeira. Em 1910, com a construção da capela dedicada a eles, na praia da Limpa, as imagens dos três magos foram para lá. A capela tinha frente para o mar. Só mais tarde, quando foi ampliada, a fachada foi invertida Em 15 de abril de 1982, o local foi elevado a Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis. Dia 6 de janeiro, dia dos Santos Reis (Gaspar, Belchior e Baltazar), é feriado em Natal.

Igreja de Bom Jesus das Dores

Endereço: Praça Cap. José da Penha, 135, Ribeira.

É a quarta igreja mais antiga da cidade (datada de 1774). Está localizada no bairro da Ribeira, onde o folclorista nataçense Luís da Câmara Cascudo foi batizado, dia 9 de Maio de 1899, pelo Padre João Maria de Brito, conhecido como Anjo da Caridade. Dentre outras pessoas, está sepultado nela o grande nome da literatura potiguar, Ferreira Itajubá, sendo essa informação atestada pelo professor Diógenes da Cunha Lima, embora não se saiba o local exato onde está essa sepultura na igreja.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Endereço: Tv. Gonçalves Dias, 282, Cidade Alta.

É o segundo templo mais antigo da capital potiguar datando do início do século XVIII. Foi construída por negros escravos, de onde se origina o seu nome “dos pretos”. É a única igreja do Estado que celebra, fixamente, missas em latim. Fica aberta à visitação do público sempre no turno vespertino, de terça a sábado. Na frente da igreja há um mirante para o Rio Potengi e para a Ponte Newton Navarro, com uma visão privilegiada.

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Endereço: Praça André de Albuquerque, s/n, Cidade Alta.

Sua construção foi iniciada em 25 de Dezembro de 1599, data da fundação de Natal. Uma imagem da santa teria sido encontrada por pescadores no Rio Potengi no dia 21 de Novembro de 1753 e foi batizada de Nossa Senhora da Apresentação, por ter sido encontrada no dia da apresentação de Maria ao templo de Jerusalém e se tornou padroeira da cidade do Natal, nomeando também a primeira catedral da capital.

O seu segundo pároco foi o Padre Ambrósio Francisco Ferro, um dos santos mártires de Uruaçu e Cunhaú. Está sepultado na Igreja, André de Albuquerque Maranhão, líder local na Revolução Pernambucana de 1817.

Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo)

Endereço: Rua Santo Antônio, 698, Cidade Alta.

A igreja, em estilo barroso tardio, se localiza no bairro de Cidade Alta e é popularmente conhecida como Igreja do Galo, devido a um para-raios de bronze que possui em cima do prédio no formato de um galo e que se tornou um ponto de referência entre os moradores. Há relatos que esse galo teria sido doado pelo capitão-mor da então província do Rio Grande do Norte, com a finalidade de indicar os pontos cardeais de onde choveria, ao mover-se com a força do vento.

A igreja faz parte do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade que foi tombado pelo Ipham em 2010. No mesmo prédio também funciona um museu de arte sacra do Estado.

Igreja de São Pedro Apóstolo

Endereço: Praça Pedro II, s/n, Alecrim.

Localizada no bairro do Alecrim, ela pode ser vista de vários pontos da cidade, por sua elevada torre em formato gótico, com a imagem triunfante do apóstolo São Pedro. Embora sua construção date por volta de 1919, ela foi a segunda paróquia da cidade. Anterior à sua construção com o formato que possui nos dias de hoje, havia uma capela em devoção ao São Geraldo Magela.

Nela estão sepultados dois missionários da sagrada família: Padre Martinho e Padre João, ambos poloneses. O altar da igreja matriz é abrigo de uma relíquia da basílica vaticana, enviada pelo cardeal Angelo Comastri, sendo descrita como “[…] de significativo valor histórico e devocional, por se tratar, na terminologia arqueológica, de areia do muro chamado ‘campo p’, ou seja, do local onde, no século ii foi erigido um monumento fúnebre por cima do sepulcro de são pedro […]”.

Catedral Metropolitana de Natal

Endereço: Av. Floriano Peixoto, 674, Tirol.

A catedral fica localizada no bairro do Tirol, foi inaugurada em 21 de novembro de 1988, dedicada a nossa senhora da apresentação, pelo então arcebispo, Dom Alair Vilar Fernandes de melo. O que conta alguns historiadores é que a primeira ideia para sua construção teria vindo do Pe. João Maria Cavalcanti de Brito, quando era vigário da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, ainda no século XIX. A construção foi iniciada em 21 de junho de 1973. na cripta da catedral fica uma capela dedicada ao santíssimo sacramento, inaugurada em 1991, pelo então papa e hoje São João Paulo II. Há também relíquias de 2º grau expostas na capela. São peças e paramentos usados por ele durante a sua visita à natal para o encerramento do congresso eucarístico nacional.

Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima

Endereço: Rua da Garoupa, 01, Conj. Parque das Dunas IV, Pajuçara.

A paróquia fica localizada no bairro de Pajuçara e sua construção aconteceu a partir de uma promessa feita por Dr. Murilo Melo Filho, sua inauguração tem data de 13 de maio de 2004. No dia 13 de outubro de 2013 foi elevada à categoria de santuário arquidiocesano e nela está sendo construída a segunda réplica, no Brasil e no mundo, da capelinha de aparições de Nossa Senhora de Fátima. No dia 13 de cada mês acontece uma missa devocional a Nossa Senhora de Fátima, às 12h que desde 2005 reúne centenas de pessoas nessa celebração de fé.

Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Endereço: Av. Miguel Castro, 1002, Nazaré.

Localizado no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, foi oficializada como paróquia em 12 de outubro de 2009 sendo uma das mais recentes igrejas da arquidiocese de Natal. Sua estrutura comporta cerca de 700 pessoas sentadas, portanto, a segunda maior igreja do RN. O santuário possui uma arquitetura moderna, o local faz parte da tríade religiosa dedicada aos mártires, em união com a cidade de São Gonçalo do Amarante que tem o martírio de Uruaçu e Canguaretama, com o martírio de Cunhaú. Os três prestam homenagem e celebram os 30 mártires, sem destaque a nenhum em particular.

You might be interested in …

Estrutura do hotel é muito boa. Ótima localização.
Fácil acesso a restaurantes e comércio. O restaurante interno oferece pratos variados. O café da manhã com muita opção. O espaço infantil oferece uma boa estrutura para as crianças. Adoramos nossa estadia.

DANIEL ROCHA – TRIPADVISOR – Praiamar Natal Hotel
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido
×