Lembranças e produtos típicos de Natal
O artesanato do Rio Grande do Norte é considerado uma das principais atividades de divulgação do turismo, além de ser uma união entre artesãos e visitantes, que costumam prestigiar um pouco da cultura local adquirindo produtos dos artistas manuais potiguares.
Entre os produtos mais tradicionais que despertam a curiosidade dos turistas estão os bordados, bijouterias, camisetas com fotos de atrações turísticas do Estado, redes, roupas de crochê e mais.
Garrafas de areia colorida de Tibau
Na praia de Tibau, no município de Mossoró, encontra-se a famosa areia colorida, com cerca de 25 variedades. Os artesãos utilizam essa matéria-prima pra encher garrafas que formam um belo conjunto de cores e uma ótima opção de decoração.
Bordados de Timbaúba dos Batistas
Os bordados produzidos na cidade de Timbaúba dos Batistas, na região Seridó, são reconhecidos por sua beleza e qualidade. As peças (redes, toalhas, colchas, fronhas, cortinas, panos de prato, etc) ganharam o mundo pelas mãos dos turistas que visitam o Estado.
Rendas de Bilros e Renascença
O Rio Grande do Norte, principalmente na região Seridó, produz rendas de Bilros, Renascença e filé, além de borbados em ponto cruz, rococó, redendê, richelieu e ponto-cheio. A partir desses métodos, são produzidas as toalhas de mesa, cortinas e roupas.
Cerâmica de São Gonçalo do Amarante
O artesanato dessa região é reconhecido e estimado em todo o Estado. As peças podem ser feitas com pedras, argila, sisal e palha, com variedades de modelos e cores. O principal atrativo é o artesanato em argila, matéria-prima encontrada na região.
Principais mercados de artesanato de Natal
Feirinha de Artesanato de Ponta Negra
Com aproximadamente 40 lojas, é uma das feirinhas mais requisitadas pelos turistas, principalmente por estar localizada na avenida mais movimentada de Ponta Negra. Oferece grande variedade de artesanatos, como garrafinhas de areias, castanhas, doces, bordados e muito mais. Aos finais de semana o turista ainda pode se divertir com um forró pé de serra ao vivo.
Shopping do Artesanato Potiguar
É o maior dos centros de artesanatos de Natal, tendo quatro pavimentos que podem ser acessados por rampas, elevador ou escadas. São mais de 200 opções de lojas com produtos como artesanatos, roupas, castanhas, doces, rendas renascença, além de praça de alimentação, sorveteria e casa de câmbio.
Mercado de Ponta Negra
O Mercado de Ponta Negra é uma referência para os turistas, que são atraídos pelos produtos e pelo atendimento, com oferta de vários alimentos para degustação. Lá está localizada a Casa do Nordeste, referência para quem procura produtos regionais como castanha, queijo coalho e de manteiga, carne de sol, cachaça, pimenta e doces.
Shopping do Artesanato Vilarte
O Vilarte está localizado na Av. Eng. Roberto Freire, bem próximo aos melhores restaurantes da cidade e do nosso hotel em Natal. O shopping oferece uma boa infraestrutura, com aproximadamente 30 lojas de artesanato, praça de alimentação com uma linda vista para o Morro do Careca e com música ao vivo em algumas noites, além de serviços como Caixa 24 horas e Casa Lotérica.
Centro de Turismo
O Centro de Turismo de Natal desfruta de uma das mais privilegiadas vistas das praias urbanas de Natal, do Rio Potengi, da Fortaleza dos Reis Magos e da Ponte Newton Navarro. O local, que já funcionou como penitenciária pública de Natal até 1969, destaca-se pelo pioneirismo na oferta de serviços e produtos especializados, sendo considerado um dos melhores centros do Estado. Cada cela constitui uma pequena loja com as mais diversas opções do artesanato potiguar.
É lá onde também acontece o mais tradicional forró de Natal todas as quintas-feiras: o Forró com Turista. Sempre com o mesmo propósito de manter e valorizar cada vez mais o verdadeiro e autêntico forró pé de serra, com muito xote, xaxado e baião.